terça-feira, 13 de março de 2012

Famosos moçambicanos - Eusébio

Eusébio da Silva Ferreira nasceu em Lourenço Marques, hoje Maputo, capital da então África Oriental Portuguesa, nome porque era conhecida a colónia portuguesa de Moçambique nos anos quarenta. Filho de Laurindo António da Silva Ferreira e de Elisa Anissabeni, cresceu no bairro da Mafala, uma das zonas mais pobres da cidade, repleta de barracas e sem rede de saneamento.

Desde muito cedo apaixonou-se pelo futebol, faltando regularmente às aulas para jogar com os amigos, o que lhe valia umas «surras bem dadas» pela Dona Elisa. Aos oito anos faleceu o pai, aprofundando ainda mais a forte ligação que já tinha com a mãe.

Mais tarde, em inúmeras entrevistas, destacou sempre a ligação especial que tinha com a Dona Elisa, personagem fundamental na sua educação, pelos valores que lhe incutiu, como a lealdade, que viriam a ser tão importantes na sua vida, e fundamentais para a rectidão e carácter que todos lhe reconhecem.

Apelidado de O Pantera Negra, A Pérola Negra ou O Rei em Portugal, Eusébio marcou 733 golos em 745 jogos oficiais na sua carreira. Era conhecido pela sua velocidade e pelo seu poderoso remate preciso de pé direito, tornando-o num excelente goleador. Ler mais AQUI.

<><><><>
DADOS PESSOAIS
Nome Eusébio da Silva Ferreira
Nacionalidade Portugal Portugal
Nascimento 1942-01-25 (70 anos)
Naturalidade Lourenço Marques - Moçambique Moçambique
Posição Avançado
Pé preferencial Direito
Altura 175 cm
Peso 73 kg
Web
Redes sociais
Clube Sem clube (Retirado das competições oficiais)
Internacionalizações A 64
Títulos
19 títulos oficiais ver
Prémios

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe aqui o seu comentário.