quinta-feira, 6 de dezembro de 2012


Visita de Estudo

No dia vinte e nove de novembro, a turma do 4ºano da escola básica da Gandra em Gondomar, realizou uma visita de estudo ao Parque Ornitológico do Zoo de Lourosa.
Quando chegamos vimos diversas espécies de aves, tais como: araras, papagaios, catatuas, urubus, corujas, grous, cegonhas, íbis, abibes, calaus, tucanos, kookaburras, pavões, faisões, mutuns, pintadas, perus, flamingos, patos, gansos, cisnes, casuares, avestruzes, emas, mandus, pombos, rolas e passeriformes.
Já conhecíamos algumas destas aves no entanto, grande parte delas eram-nos totalmente desconhecidas e não fazíamos ideia que existissem.
As que mais nos impressionaram foram sem dúvida, a catatua de poupa amarela, o trompeteiro de asa cinzenta e o urubu, pois deliciaram a nossa curiosidade e superaram as nossas expetativas com a sua presença imponente.
            Gostamos também de ver os urubus, os quais representam um papel muito importante para o equilíbrio da Natureza, sendo os responsáveis pela limpeza das zonas que habitam.
            As corujas igualmente apreciadas por todo o grupo, uma vez que estas aves são especialmente ativas durante a noite e conseguem ter uma visão mais clara do que outras aves em condições de baixa luminosidade.
Os flamingos foi a segunda ave mais apreciada por todos os alunos da nossa turma.
Fomos informados que chegaram10 jovens flamingos do Zoo de Basel, da Suíça, para que se pudessem inserir na instalação dos flamingos do Zoo de Lourosa, juntamente com as 21 que já o habitavam. Estes flamingos, nascidos em cativeiro em 2010, deram o mote para a criação do projeto “Alerta Rosa”, que prevê a criação de uma colónia reprodutora de flamingos em cativeiro.
A catatua foi a mais admirada pela turma dado que, nos surpreendeu ao falar connosco. Esta ave, ainda nos presenteou com uma dança enquanto cantávamos em coro para ela. As catatuas são parentes Australianas das araras, possuem uma crista que normalmente se encontra recolhida, e levantam-na quando acabam de pousar num ramo ou quando, por qualquer motivo, ficam alarmadas.
Nesta visita de estudo conhecemos diferentes espécies de aves e aprendemos qual o seu habitat natural, o seu tipo de alimentação e as suas características.


Trabalho coletivo - 4º ano


Sem comentários:

Publicar um comentário

Deixe aqui o seu comentário.