domingo, 26 de fevereiro de 2017

Visita de Estudo - 4º ano

No dia 23 de fevereiro,  os alunos do 4º ano realizaram uma fantástica Visita de Estudo ao CIBA -Centro de Interpretação da Batalha de Aljubarrota e ao Mosteiro da Batalha. 

O CIBA situa-se em pleno campo militar de São Jorge, onde, a 14 de agosto de 1385, Portugueses e Castelhanos travaram uma das mais importantes batalhas da história de Portugal. Esta batalha tornou-se um acontecimento da maior importância política, diplomática, militar e permitiu a afirmação da independência do reino de Portugal. Firmou-se ainda uma aliança entre Portugal e Inglaterra que perdura até hoje. Aljubarrota tornou possível a empresa dos Descobrimentos.

Os alunos assistiram à recriação da Batalha de Aljubarrota num espetáculo multimédia surpreendente, observaram suportes expositivos diversos, desde simples imagens, ossos dos combatentes, armas utilizadas, os cronotelescópios e a capela de S. Jorge. Em todo o percurso a interatividade com o visitante foi uma constante.

Na visita ao Mosteiro da Batalha os alunos continuaram a mergulhar na História de Portugal. Conheceram os três momentos construtivos mais importantes do Mosteiro. A capela do fundador, os túmulos de D. João e D. Filipa de Lencastre, a sala do Capítulo (assistiram ao render da guarda), as Capelas Imperfeitas, os vitrais e a Porta Principal foram os pontos altos da Visita.

Espero que esta visita tenha despertado o gosto pelo saber e no futuro possam aprofundar os seus conhecimentos sobre o nosso país.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe aqui o seu comentário.